TEMA 3: Gestão Eficiente

Ineficiências constituem custos operacionais evitáveis que poderiam ser usados para expandir as infraestruturas e acelerar a universalização dos serviços de água potável (SDG6) ou para reduzir as tarifas/taxas cobradas e de subsídios externos. A redução nos custos operacionais beneficia a acessibilidade econômica dos usuários.

Em geral, os prestadores de serviço buscam a eficiência, no entanto, a curto prazo, muitos gestores verificam que essa melhoria requer mudanças de gestão interna e maiores gastos na operação e manutenção, tanto em investimentos na conservação como na reabilitação de ativos existentes,tornando a tomadade decisões mais complexa em ciclos de gestão de curta duração, tipicamente 3-5 anos.

Na Rio Water Week, no tema Gestão Eficiente, discute-se como ações estruturantes dentro da organização conduzem a maiores eficiências mensuráveis no médio e longo prazo. Serão debatidas algumas vertentes tais como redução de perdas de água e energia e indicadores operacionais, entre outros, visando a sustentabilidade econômica e ambiental dos serviços.

 O tema será abordado em três tópicos, seis sessões e um workshop:

Tópico 31 – Controle de perdas de água:

– Sessão 311- Enfrentar perdas de água e colaborar com segurança hídrica;

– Sessão 312 -Taxa natural de aumento de perdas reais em sistemas de distribuição urbanos;

– Workshop sobre o cálculo da taxa natural de aumento de perdas reais

 

Tópico 32 – Eficiência energética com duas sessões:

– Sessão 321 – Produção de energia em sistemas de saneamento;

– Sessão 322 – Sistemas de gestão de energia em prestadores de serviço

 

Tópico 33 Gestão do desempenho:

– Sessão 331 – Água para todos a longo prazo através de gestão de ativos;
– Sessão 332 – Avaliação de desempenho em prestadores de serviço de água usando os indicadores certos

Adriana Lagrotta Leles
Pacto Global ONU - SANASA
Adriana é assessora do Presidente da Sanasa. Tem especial interesse pelos temas Direitos Humanos à Água e ao Saneamento Básico e Economia Circular. É uma das coordenadoras do Movimento Menos Perda, Mais Água, da Rede Brasil do Pacto Global das Nações Unidas, cuja liderança é compartilhada entre a Sanasa e a Braskem. É membro do Steering Committee do CEO Water Mandate e do Sta’keholder Council Global Reporting Iniative.
Xavier Vidal
EPMAPS Água de Quito - Equador
Xavier é engenheiro civil graduado pela Universidade de Cuenca, com mestrado em Engenharia Ambiental pela Universidade de Illinois em Urbana. Trabalha no setor de Água e Saneamento no Equador desde 1998. De 2004 a 2009 trabalhou como consultor em controle de poluição e saneamento na EPMAPS (utility de água de Quito). De 2009 a 2010, ocupou o cargo de Gerente de Água e Saneamento da ETAPA (utility de água de Cuenca). Desde 2011 foi Diretor Executivo do Programa de Saneamento Ambiental da EPMAPS e atualmente é responsável pelo desenvolvimento dos novos projetos de infraestrutura.
Ricardo Röver Machado
CORSAN
Ricardo é engenheiro civil e trabalha na Companhia Riograndense de Saneamento - CORSAN por 33 anos, período no qual trabalhou como Coordenador Operacional - responsável pelos sistemas de abastecimento, Superintendente Regional e Diretor de Operações. Coordena hoje o Programa Especial de Gestão de Perdas e Sustentabilidade, vinculado ao Gabinete da Presidência. Possui MBA em Gestão e Negociação Empresarial, é vice-presidente da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – Seção Rio Grande do Sul (ABES-RS) e coordena a Câmara Temática Nacional de Gestão de Perda e Eficiência Energética da ABES. Também é instrutor do "Curso Básico de Controle e Redução de Perdas" – EAD (educação a distância) da UNIABES.
Julian Thornton
IWA’s SG on Water Losses
Especialista internacional da NRW com 35 anos de atuação em mais de 30 países, incluindo o Brasil. É membro ativo voluntário dos grupos especializados da International Water Association (IWA) e da American Water Works Association (AWWA). É autor do livro “Manual de Controle de Perdas de Água” /McGraw Hill New York (2002), (2008) e edição chinesa (2009).
Mario Pino
Pacto Global ONU - BRASKEM
Gerente corporativo de desenvolvimento sustentável da Braskem e representa a empresa na liderança compartilhada do Movimento Menos Perda, Mais Água. É engenheiro mecânico e Mestre em Meio Ambiente com ênfase em Tecnologias Limpas, pela Universidade Federal da Bahia.
Rita Cavaleiro de Ferreira
GIZ - Alemanha
Rita é de Portugal, tem 20 anos de experiência no setor de água e saneamento. Suas atividades se concentram em eficiência energética, regulação setorial, benchmarking, sistemas de informação e avaliação da qualidade dos serviços de água e saneamento. Desde 2011, ela presta consultoria e cooperação a nível internacional. As últimas atribuições incluíram assistência no México para CONAGUA e ANEAS. Atualmente coordena o ProEESA, um Projeto de Eficiência Energética em Abastecimento de Água Urbana no Brasil (cooperação entre a Secretaria Nacional de Saneamento (SNSA) do Ministério das Cidades e o Ministério Federal de Cooperação Econômica e Desenvolvimento (BMZ) da Alemanha).
André Braga Galvão Silveira
Ministério das Cidades - SNSA
É mestre em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e graduado em Engenharia Civil pela UFRN. Possui especializações em temáticas do setor público. É analista de infraestrutura da Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades, onde atua no tema de perdas de água e eficiência energética. Tem experiência em docência do ensino superior, em disciplinas relativas ao Saneamento Básico. Conselheiro consultivo da ABES/DF.
Jairo Tardelli Filho
ABES - CT Perdas e Eficiência Energética
Engenheiro Civil, 63 anos, formou-se na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo em 1977. Trabalhou em três empresas do Estado de São Paulo, sempre na área de Saneamento e Recursos Hídricos. Na Sabesp, trabalhou por 25 anos, desenvolvendo trabalhos na área de planejamento operacional no sistema de abastecimento de água e esgoto. Atualmente aposentado, desenvolve trabalho de consultoria técnica.

Em breve...

Acesse aqui a data e horário da programação deste tema e adicione diretamente em sua agenda.

Compartilhe: