Regulamento para Relatorias

Data do Evento: 26 a 28 de novembro de 2018, Rio de Janeiro – RJ

Local: Rio Centro

 

Para participar do concurso para a relatoria, os candidatos deverão atender ao seguinte regulamento:

 

I. DO OBJETO E DO NÚMERO DE VAGAS

Artigo 1– Serão selecionados candidatos para relatorias de 20 sessões técnicas do evento, conforme Quadro abaixo.

No de Ordem

Sessões Técnicas

Número de Vagas Disponíveis

Relator Sênior

Relator Junior

TOTAL

1

Plenária 1 –Cerimônia de abertura

1

1

2

2

Plenária 2 –Água e saneamento para todos

1

1

2

3

Plenária 3 –Mudanças climáticas e água / Water Business Day

1

1

2

4

Plenária 4 –Financiamento

1

1

2

5

Sessão 112: Acesso à água potável em favelas

1

1

2

6

Sessão 121: Saneamento inclusivo
nas cidades

1

1

2

7

Sessão 211: Como alcançar boa governança nas empresas
prestadoras de serviço de saneamento

1

1

2

8

Sessão 221: Experiência brasileira e internacional na
governança da água

1

1

2

9

Workshop: Cálculo da taxa de aumento da perda real
em sistemas de distribuição de água

1

1

2

10

Sessão 321: Produção de energia em sistemas de água e
saneamento

1

1

2

11

Sessão 332: Avaliando o desempenho em empresas prestadores
de serviços de saneamento usando indicadores corretos

1

1

2

12

Sessão 411: Relação de usuários (sociedade civil) com
a gestão de recursos hídricos

1

1

2

13

Sessão 412: Concedente (Legislação, regulação e financiamento)

1

1

2

14

Sessão 511: Metodologia de financiamento para o
desenvolvimento do tema água

1

1

2

15

Sessão 611: Experiência com indicadores para
monitoramento do ODS 6

1

1

2

16

Sessão 711: Regulação e ODS 6

1

1

2

17

Sessão 721: Subsídio cruzado x subsídio direto

1

1

2

18

Sessão 821: Redes sociais, tecnologia e comunicação
para a sustentabilidade: um mundo dinâmico

1

1

2

19

Sessão 911: Reúso planejado para garantir água segura
e acessível para todos

1

1

2

20

Sessão 922: Mudança Climática e Água – Acesso à Água
e Recursos Naturais

1

1

2

Obs: As sessões técnicas acima constam da programação preliminar do evento, podendo sofrer alterações.

 

Artigo 2– Para cada uma das sessões técnicas serão alocados 2(dois) relatores, que trabalharão em dupla, sendo 01 (um) na qualidade de RELATOR SENIOR e 01(um) RELATOR JUNIOR.

Artigo 3– As atividades a serem desenvolvidas compreendem o registro de informações e dos conteúdos apresentados nas sessões técnicas, cujas regras e detalhes constam de Termo de Referência específico, que poderá ser baixado pelo candidato clicando aqui.

 

II. DOS PARTICIPANTES

Artigo 4º – Poderão participar profissionais, técnicos, estudantes e demais interessados, que tenham disponibilidade para realizar relatorias entre os dias 26 e 28 de novembro de 2018.

 

III. DAS INSCRIÇÕES

Artigo 5º – O candidato poderá se inscrever a quantas sessões técnicas desejar.

Artigo 6º – Para se candidatar à vaga de relator, o interessado deverá possuir as seguintes qualificações mínimas:

a)   RELATOR SENIOR: profissional de nível superior, com experiência na elaboração e/ou execução de atividades, estudos, planos, projetos ou serviços relacionados ao saneamento ambiental, recursos hídricos, meio ambiente ou áreas correlatas. Desejável que tenha conhecimento na área que se propõe a relatar.

b)   RELATOR JUNIOR: profissional de nível superior ou estudante do penúltimo ou último ano de graduação, preferencialmente de áreas relacionadas ao saneamento ambiental, recursos hídricos, meio ambiente ou áreas correlatas.

Artigo 7º – Os candidatos deverão enviar Curriculum à Comissão de Julgamento em formato digital (arquivo em formato pdf ou word) através do e-mailcomunicacao@abes-sp.org.br, até o dia 14/10/2018.

Parágrafo Primeiro – Não há a necessidade de comprovação das experiências apresentadas no Curriculum, sendo de total responsabilidade do candidato fornecer informações que correspondam à verdade, nos termos da legislação vigente.

Parágrafo segundo – No corpo do mesmo e-mail de envio do Curriculum,o candidato deverá indicar quais as sessões técnicas de seu interesse, por ordem de prioridade, conforme exemplo abaixo:

“OPÇÃO 1 – Sessão 112: Acesso à água potável em favelas;

OPÇÃO 2 – Sessão 411: Relação de usuários (sociedade civil) com a gestão de recursos hídricos;

OPÇÃO 3 – Sessão 821: Redes sociais, tecnologia e comunicação para a sustentabilidade: um mundo dinâmico;

OPÇÃO N – …………..”

Artigo 8º – Não é necessário estar inscrito no evento RIO WATER WEEK (RWW) para se candidatar à vaga de relator, nos termos desse regulamento. No entanto, para exercer os trabalhos de relatoria, será exigido que o candidato tenha efetuado a sua inscrição no evento RIO WATER WEEK (RWW).

 

IV. DA ORGANIZAÇÃO E DA REALIZAÇÃO DAS RELATORIAS

Artigo 9º – A definição dos horários e das sessões técnicas correspondentes a cada dupla de relatores será estabelecida pelo GT2 – Grupo Técnico da Programação Temática –  Equipe da RELATORIA, com no mínimo 10 dias de antecedência ao evento, sendo comunicado oportunamente aos candidatos selecionados.

Artigo 10º – Os candidatos que sejam autores de trabalhos, palestrantes e/ou alocados em outras atividades do evento deverão comunicar à Equipe da RELATORIA com antecedência mínima de 15 dias ao início dos eventos, para que sejam evitados conflitos de agenda.

Artigo 11º – Caberá ao GT2 – Grupo Técnico da Programação Temática –  Equipe da RELATORIA, consideradas as opções indicadas pelos candidatos, definir os painéis ou sessões técnicas a serem relatadas pelo candidato, de acordo com o perfil e a qualificação dos profissionais e demais critérios específicos à entidade.

Artigo 12º – Para cada sessão técnica, será fornecido pelo GT – Logística do Eventouma mesa, um notebook e um pen drive para o registro das informações, que deverá ser devolvido ao final do dia de trabalho.

Artigo 13º – Para a padronização dos trabalhos e nivelamento da equipe de relatores, será realizada uma reunião inicial obrigatória, em data e horário a ser oportunamente agendada e comunicada, para que sejam explicados os procedimentos e atividades a serem realizadas, além de esclarecer eventuais dúvidas e questões pertinentes.

Artigo 14º – Os relatores deverão chegar com pelo menos 10 minutos de antecedência ao início das sessões técnicas, interagindo com o respectivo Coordenador da Sessão, visando a obtenção de cópia das apresentações dos palestrantes (que poderá ser utilizada na relatoria) e demais informações referentes àquela sessão.

 

V. DAS PREMIAÇÕES

Artigo 15º – As premiações serão distribuídas igualmente a RELATORES SENIORES e RELATORES JUNIORES, não havendo distinção entre ambos.

Artigo 16º – Será emitido certificado de realização aos relatores. Além disso, os benefícios e prêmios a serem distribuídos compreendem:

Número de Sessões Técnicas realizadas por 01 (um)
relator

Prêmio/Benefício

1

Isenção de 50% do
valor da taxa de inscrição do Evento

2

Isenção de 100% do
valor da taxa de inscrição do Evento

 

Artigo 17º – Os benefícios/prêmios serão distribuídos após a entrega dos produtos descritos no Termo de Referência, que poderá ser baixado pelo candidato clicando aqui.

Artigo 18º – O pagamento de 50% ou 100% do valor da taxa de inscrição será efetuado a título de reembolso, mediante depósito bancário, em uma única parcela, em até 15 dias após a entrega dos produtos, desde que o relator informe e demonstre:

a)   Dados bancários completos (nome, banco, número da conta corrente ou conta poupança e CPF);

b)   Que está inscrito no Congresso.

Artigo 19º – Para os casos em que o relator tenha sua inscrição no evento Rio Water Week (RWW) paga por uma empresa ou outra instituição, ele estará isento da inscrição ao  30ºCongresso da ABES, que será realizado em Natal (RN), em 2019.

 

VI. DOS RESULTADOS DA SELEÇÃO E OUTRAS INFORMAÇÕES

Artigo 20º – O GT2 – Grupo Técnico da Programação Temática –  Equipe da RELATORIA  publicará os resultados da seleção de candidatos até 01/10/2018, comunicando o resultado final no website e informando aos candidatos selecionados por e-mail e/ou telefone de contato incluído no Curriculum.

Artigo 21º – Fica assegurado à ABES e à Equipe da RELATORIA o direito de suspender, cancelar e/ou desligar um ou mais profissionais do exercício da relatoria, quando verificado:

· má conduta por parte do candidato na realização das atividades;

· descumprimento das obrigações, sobretudo quanto à entrega de produtos;

· abandono, sem motivo justificado e/ou de força maior, da função de relator;

· outros problemas que comprometam a qualidade e a realização das atividades.

Artigo 22º – Nos casos de suspensão, cancelamento e/ou desligamento do profissional, este perderá o direito aos benefícios e prêmios previstos no Artigo 16º.

Artigo 23º – É terminantemente vedada a divulgação das informações e registros da relatoria sem o prévio consentimento da ABES.