TEMA 2: Governança e Planejamento

Guilherme Albuquerque
BNDES
Chefe de Parcerias Público-Privadas (PPPs) e Departamento de Privatização do Banco Nacional de Desenvolvimento – BNDES. Bacharel em Engenharia Industrial (UFRJ), possui MBA em Finanças (IBMEC) e mestrado em Economia Financeira e Empresarial (FGV-EPGE). Ingressou no BNDES em 2009 e trabalhou, por sete anos, com financiamento corporativo e de projetos para projetos de água e saneamento para empresas públicas e privadas. Desde 2016, lidera o programa de PPP e privatização do BNDES, com o objetivo de contratar e supervisionar o desenvolvimento de estudos de viabilidade no setor de água e saneamento. Antes de ingressar no BNDES, trabalhou como consultor na Accenture, designado para os setores de serviços públicos e de petróleo e gás.
Francisco Carlos Castro Lahóz
Consórcio PCJ
Engenheiro Civil, Mestre em Irrigação e Drenagem, atualmente Secretário Executivo do Consórcio PCJ e Coordenador Geral de Projetos da entidade desde 1991. Membro do Conselho Nacional de Recursos Hídricos pelo segmento Comitês/Consórcios e representante do Consórcio junto aos Comitês PCJ desde 1998. Coordenou Projeto de Difusão Tecnológica em Gestão dos Recursos Hídricos com abrangência a 11 Estados Brasileiros e de programas similares regionais, tendo ocupado a Coordenação Geral da Agência PCJ de 2006 a 2010. Professor Universitário e Especialista em Gestão dos Recursos Hídricos, com vários livros e trabalhos técnicos publicados.
Marcelo de Paula N Lelis
Ministério das Cidades
Engenheiro civil pela Universidade Federal de Viçosa – UFV com especialização em Elaboração e Gerenciamento de Projetos em Recursos Hídricos e mestrado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. É analista de Infraestrutura da Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades, onde exerceu o cargo de coordenador geral entre os anos de 2013 e 2018. Foi conselheiro do CONAMA - Conselho Nacional do Meio Ambiente e membro do Comitê Interministerial da Política Nacional de Resíduos Sólidos. Foi gerente do Programa de Modernização do Setor Saneamento – PMSS (2004/09) e coordenador técnico do Laboratório de Engenharia Sanitária e Ambiental da UFV (1998 a 2003).
Juliana Jerônimo Smiderle
FGV Ceri
Pesquisadora na área de saneamento do Centro de Estudos em Regulação e Infraestrutura da Fundação Getúlio Vargas (FGV CERI). Engenheira civil e mestranda em Engenharia Ambiental pela Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Realizou intercâmbio acadêmico na University of Derby, onde trabalhou em duas empresas de saneamento. Possui experiência em projeto de sistema de esgotamento sanitário e regulação dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário.
Compartilhe: