TEMA 4: Formação & Capacitação

José Manuel Pereira Vieira
Universidade do Minho - Portugal
É Professor Catedrático de Engenharia Civil da Universidade do Minho/Portugal e Professor convidado nas Universidades de Coimbra, Santiago de Compostela e São Paulo. Licenciado em Engenharia Civil pela FEUP, Mestre em Engenharia Sanitária (IHE Delft-Holanda) e doutorado em Engenharia Civil (UMinho). É especialista em Engenharia Sanitária e em Hidráulica e Recursos Hídricos, com o título Profissional de Engenheiro Conselheiro da Ordem dos Engenheiros de Portugal. Ensina e investiga nos domínios de Hidráulica, Recursos Hídricos e Engenharia Sanitária. Foi Pró-Reitor e Vice-Reitor da UMinho. Atualmente, é Presidente da FEANI-Federação Europeia das Associações Nacionais de Engenharia.
Orestes Gonçalves
USP
Engenheiro Civil, Mestre, Doutor e Livre-docente/Escola Politécnica da Universidade de São Paulo - Poli-USP, professor desde 1975. Coordenou o Programa de Uso Racional da Água PURA-USP (1997 a 2015). Membro de: Comissão CIB-W62 - Water Supply and Drainage for Buildings do CIB - International Council for Research and Innovation in Building and Construction, do Comitê Nacional de Desenvolvimento Tecnológico da Habitação- CTECH, do MCidades; Conselho (coordenador) do Comitê Técnico do tema Água do CBCS – Conselho Brasileiro da Construção Sustentável; Conselho Curador da FCTH – Fundação Centro Tecnológico de Hidráulica e do Conselho Curador da FUSP - Fundação de Apoio à USP; Presidente do Conselho de Orientação de Saneamento Básico da ARSESP;
María Del Pilar G Pachón
Universidad Externado de Colombia
Advogada e especialista em Direito Minerário da Universidade Externado de Colômbia, diretora do Depto. de Direito Ambiental e do Grupo de Pesquisa em Direito Ambiental da instituição. Mestre em Política e Gestão Ambiental pela Universidade Carlos III de Madrid. Diploma de Estudos Avançados em Propriedades Públicas e Meio Ambiente da Universidade de Saragoza e Doutora em Direito no programa de Propriedades Públicas e Meio Ambiente desta universidade. Fez projetos e consultoria jurídica para a Controladoria de Bogotá, Ministério do Ambiente, Habitação e Desenvolvimento Territorial, Secretaria do Ambiente de Bogotá, Instituto de Estudos do Ministério Público, entre outros. Autora de publicações relacionadas à legislação sobre recursos hídricos, gestão integrada de recursos hídricos, procedimentos de saneamento ambiental, leis e mudanças climáticas, instrumentos tributários ambientais, poluentes orgânicos persistentes
Isaac Volschan Jr.
Escola Politécnica da UFRJ
Engenheiro civil e sanitarista, D.Sc em Engenharia de Produção. Professor Titular do Depto. de Recursos Hídricos e Meio Ambiente da Escola Politécnica da UFRJ. Atua nos cursos de graduação e pós-graduação em Engenharia Civil e Engenharia Ambiental da UFRJ. Coordenador do Curso de Especialização em Engenharia Sanitária e Ambiental da UFRJ. Coordenador do Centro Experimental de Saneamento Ambiental da UFRJ. Coordenador de projetos de pesquisa de programas da FINEP, CNPq, CAPES, FAPERJ e CYTED. Consultor da Fundação COPPETEC e outras entidades para estudos/projetos de engenharia aplicados ao saneamento ambiental urbano. Membro do Conselho Diretor da ABES-RJ.
Ana Silvia Pereira
UERJ
Engenheira Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002) - UFMG. Mestrado (2005) e Doutorado (2010) em Engenharia Civil - Tecnologia de Saneamento Ambiental e Recursos Hídricos pela COPPE/UFRJ. Professora Adjunta do Departamento de Engenharia Sanitária e Meio Ambiente da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - DESMA/UERJ. Coordenadora do curso de Graduação em Engenharia Ambiental da UERJ e membro permanente do Programa de Engenharia Ambiental da UERJ (Mestrado Profissional) PEAMB/UERJ. Atua em projetos de engenharia aplicados ao saneamento ambiental, esgotamento sanitário, tratamento de águas residuárias, reuso de efluentes e controle de poluição das águas.
Compartilhe: