TEMA 7: Regulação

Marisa Guimarães
ABES - SP
Engenheira civil formada em 1979 pela Universidade Federal do Paraná, com pós-graduação em Recursos Hídricos da USP e especialização em administração – CEAG, da FGV. Atuou na Sabesp por 31 anos nas áreas de operação de esgotos de São Paulo, desenvolvimento tecnológico, Projeto Tietê, Informações aos investidores, Diretoria de Sistemas Regionais e Superintendência de Assuntos Regulatórios. Foi Coordenadora de Saneamento da Secretaria de Saneamento e Energia, gestão 2008/2010, sendo responsável pela elaboração de 116 Planos Municipais de Saneamento no Estado de São Paulo (água, esgotos, resíduos sólidos e drenagem urbana) e Programa de Recuperação das Águas Paulistas, financiado pelo BIRD. Atualmente é membro da diretoria da ABES-SP como 1o. Secretária e conselheira do Conselho Estadual de Meio Ambiente-CONSEMA. Foi líder do grupo de coordenação da seção de Saneamento do Fórum Mundial da Água 2018.Ocupou cargo de Coordenador de Saneamento da Secretaria de Saneamento e Energia, gestão 2008/2010, sendo responsável pela contratação e desenvolvimento de Planos Municipais de Saneamento para 116 municípios do Estado de São Paulo, abrangendo as áreas de água, esgotos, resíduos sólidos e drenagem urbana e pela montagem e contratação de financiamento internacional junto ao Banco Mundial para o Programa de Recuperação das Águas Paulistas – REÁGUA, que objetiva a recuperação das águas por meio de ações coleta e tratamento de esgotos, uso racional da água, reuso de água e controle de perdas. Foi membro do conselho Diretor da ABES Nacional pela ABES-SP por duas gestões e atualmente integra a Diretoria da ABES-SP, como 1a secretária. Representa a ABES-SP no CONSEMA - Conselho Estadual de Meio Ambiente de São Paulo. Integrou o Grupo de Coordenação do Tópico Saneamento do Tema “People” e foi líder de coordenação da Sessão Saneamento no Fórum Mundial da Água 2018, realizado no Brasil. Representa a ABES-SP no CONSEMA - Conselho Estadual de Meio Ambiente de São Paulo
Alejo Molinari
ERAS - Argentina
Gerente de Benchmarking da ERAS - Ente Regulador de Aguas y Saneamiento/ Argentina (www.eras.gov.ar). Engenheiro Civil e Mestre em Administração de Empresas (MBA). Especializou-se em Regulação de Serviços Públicos e é regulador do setor de água potável e saneamento na Região Metropolitana de Buenos Aires (AMBA) desde 1994. Criou e desenvolveu sistemas de aferição da Associação Federal de Reguladores de Água e Saneamento Argentina (AFERAS) e da Associação de Reguladores de Água Potável e Saneamento das Américas (ADERASA) para os reguladores da Argentina e da América Latina, respectivamente. É colaborador do Banco Mundial; do BID; da Organização Mundial da Saúde; das Nações Unidas; da International Water Association (IWA); Associação Federal dos Entes Reguladoresde Água e Saneamento da Argentina (AFERAS) e da Associação de Reguladores de Água e Saneamento das Américas (ADERASA), nos temas de gestão e regulação de água e saneamento. Como consultor, tem aconselhado várias entidades que prestam serviços de água e saneamento e organizações públicas na América Latina. Também atuou como perito em vários arbitragens internacionaisl no Centro Internacional para Arbitragem de Disputas sobre Investimentos (CIADI) do Banco Mundial e da Corte Internacional de Arbitragem. Ministra cursos de pós-graduação em várias universidades na Argentina e no Brasil. Foi o fundador e diretor do Programa ADERASA Teletraining, voltado para o treinamento em tópicos de especialidades na Internet para a América Latina.
Alceu de Castro Galvão Jr.
ARCE
Engenheiro Civil. Mestre em Hidráulica e Saneamento e Doutor em Saúde Pública. Analista de Regulação da ARCE. Professor credenciado do curso de mestrado em gestão e regulação da Fiocruz Brasília. Ganhador do Prêmio Jabuti 2012 (3º lugar na categoria ciências exatas) e da distinção de Emérito da Associação Brasileira de Agências de Regulação − ABAR 2013, categoria Academia. Autor e editor de livros sobre planejamento e regulação do setor de saneamento básico.
Vanessa Fernanda Schmitt
ABAR e AGIR
Doutoranda e Mestre em “Desenvolvimento Regional” pela Universidade Regional de Blumenau – FURB. Especialista em “Auditoria de Sistemas e Serviços em Saúde”, em “Gerência de Cidades”, em “Controladoria da Gestão Pública Municipal” e em “Educação a Distância”. Bacharel em Administração e em Secretariado Executivo. Tem mais de 15 anos de experiência em administração pública nas áreas de saneamento e saúde. Atualmente é professora na FURB e Diretora Administrativa e Institucional da Agência Intermunicipal de Regulação – AGIR. Coordena o Grupo de Resíduos Sólidos da Câmara Técnica de Saneamento Básico, Recursos Hídricos e Saúde da ABAR e é membro da International Water Association - IWA.
Miguel Fernandez
Aquacon
Engenheiro Civil Especialista em Hidráulica e Saneamento, EEUFRJ1970, Pós-graduado em Madrid (CEDEX-1976); PUC-Rio, Professor de Hidráulica no curso de Engenharia Civil 182-1995; MANUAL DE HIDRÁULICA, Azevedo&Fernández, 9ª edição-2015, autor (co-autor desde 1986); Diversas publicações, 5 sobre arranjos institucionais e tarifas; Agência Nacional de Águas, consultor, DHI – Danish Hidraulic Institute, Correspondente no Brasil, 1990-2005; Sócio fundador de AQUACON Engenharia e de HIDROQUÍMICA Engª e Laboratórios; Profissional da SABESP (titular “g-zero” 1971-1975), da MONTREAL Engenharia & IESA 1976-1985, da TECNOSOLO 1986-1989; No Brasil atuou em 11 estados, cerca de 300 trabalhos executados sendo mais de 15 no assunto tarifário e institucional, no exterior fez trabalhos em 11 países; Sócio desde 1971 da ABCE, da AWWA, da AIDIS, do Instituto de Engenharia SP do Clube de Engenharia RJ e da ABES-AIDIS nesta 10 vezes conselheiro. Criador da Câmara de Tarifas.
Compartilhe: