TEMA 8: Comunicação

Dante Ragazzi Pauli
Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Mackenzie(1984), com Especialização em Engenharia em Saúde Pública pela USP (1989) e Mestrado em Saneamento Ambiental pela Universidade Mackenzie (1988). Trabalhando na Cia. de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – SABESP desde 1985, atuando em diversas áreas, hoje como Superintendente de Planejamento Integrado. Professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo do Mackenzie (desde 1985) e Faculdade de Engenharia do Mackenzie (atualmente). Foi presidente nacional da ABES de 2013 a 2016 e é coordenador da Câmara Temática da ABES de Comunicação no Saneamento.
Édison Carlos
Presidente executivo do Instituto Trata Brasil. Químico industrial, atuou em áreas ligadas à Comunicação e Relações Institucionais nos setores químico e petroquímico. Formado em Química pelas Faculdades Oswaldo Cruz, é pós-graduado em Comunicação Estratégica. Atuou por quase 20 anos no Grupo Solvay, nos últimos anos foi responsável pela área de Comunicação e Assuntos Corporativos da Solvay Indupa. Em 2012, recebeu o prêmio “Faz Diferença – Personalidade do Ano” do Jornal O Globo – categoria “Revista Amanhã” que premia quem mais se destacou na área da Sustentabilidade em todo o país. Entre 2014 e 2016, atuou em parceria com a Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) na formatação da Campanha da Fraternidade Ecumênica que em 2016 divulgou a problemática do Saneamento Básico em todo o país.
Rubens Filho
É jornalista formado pela Universidade de Taubaté (SP) e mestrando profissional em Sustentabilidade, Saúde e Meio Ambiente pela Universidade de São Paulo. Desde o segundo semestre de 2013 coordena a comunicação do Instituto Trata Brasil, trabalhando diretamente com as estratégias de divulgação dos estudos e projetos sociais, além de ser conferencista e palestrante de eventos de saneamento básico para governos estaduais, municipais, federal e universidades por todo o Brasil.
Maria de Lourdes da Cunha Wolff
É funcionária do Departamento Municipal de Água e Esgotos de Porto Alegre há 35 anos. Formada em Jornalismo e Relações Públicas pela Famecos/PUCRS. Idealizou e edita a Revista ECOS do Dmae. Coordenou a divulgação do XXVII Congresso Interamericano de Engenharia Sanitária e Ambiental/AIDIS, em Porto Alegre, no ano 2000. Foi uma das idealizadoras do I Fórum Interamericano de Jornalismo Ambiental e o I Prêmio Interamericano de Jornalismo Ambiental/AIDIS. Desde 1999, coordena a comissão organizadora das Semanas Interamericana e Estadual da Água do Rio Grande do Sul, promovidas pela ABES-RS. Em 2006, apresentou no 4o Fórum Mundial da Água, no México, o projeto da Semana Interamericana da Água no Rio Grande do Sul.