TEMA 8: Comunicação

Dante Ragazzi Pauli
Sabesp - Abes CT Comuicação
Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Mackenzie(1984), com Especialização em Engenharia em Saúde Pública pela USP (1989) e Mestrado em Saneamento Ambiental pela Universidade Mackenzie (1988). Trabalhando na Cia. de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – SABESP desde 1985, atuando em diversas áreas, hoje como Superintendente de Planejamento Integrado. Professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo do Mackenzie (desde 1985) e Faculdade de Engenharia do Mackenzie (atualmente). Foi presidente nacional da ABES de 2013 a 2016 e é coordenador da Câmara Temática da ABES de Comunicação no Saneamento.
Édison Carlos
Trata Brasil
Presidente executivo do Instituto Trata Brasil. Químico industrial, atuou em áreas ligadas à Comunicação e Relações Institucionais nos setores químico e petroquímico. Formado em Química pelas Faculdades Oswaldo Cruz, é pós-graduado em Comunicação Estratégica. Atuou por quase 20 anos no Grupo Solvay, nos últimos anos foi responsável pela área de Comunicação e Assuntos Corporativos da Solvay Indupa. Em 2012, recebeu o prêmio “Faz Diferença – Personalidade do Ano” do Jornal O Globo – categoria “Revista Amanhã” que premia quem mais se destacou na área da Sustentabilidade em todo o país. Entre 2014 e 2016, atuou em parceria com a Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) na formatação da Campanha da Fraternidade Ecumênica que em 2016 divulgou a problemática do Saneamento Básico em todo o país.
Rubens Filho
Trata Brasil
É jornalista formado pela Universidade de Taubaté (SP) e mestrando profissional em Sustentabilidade, Saúde e Meio Ambiente pela Universidade de São Paulo. Desde o segundo semestre de 2013 coordena a comunicação do Instituto Trata Brasil, trabalhando diretamente com as estratégias de divulgação dos estudos e projetos sociais, além de ser conferencista e palestrante de eventos de saneamento básico para governos estaduais, municipais, federal e universidades por todo o Brasil.
Maria de Lourdes da Cunha Wolff
ABES - RS
É funcionária do Departamento Municipal de Água e Esgotos de Porto Alegre há 35 anos. Formada em Jornalismo e Relações Públicas pela Famecos/PUCRS. Idealizou e edita a Revista ECOS do Dmae. Coordenou a divulgação do XXVII Congresso Interamericano de Engenharia Sanitária e Ambiental/AIDIS, em Porto Alegre, no ano 2000. Foi uma das idealizadoras do I Fórum Interamericano de Jornalismo Ambiental e o I Prêmio Interamericano de Jornalismo Ambiental/AIDIS. Desde 1999, coordena a comissão organizadora das Semanas Interamericana e Estadual da Água do Rio Grande do Sul, promovidas pela ABES-RS. Em 2006, apresentou no 4o Fórum Mundial da Água, no México, o projeto da Semana Interamericana da Água no Rio Grande do Sul.
Murilo F. de Sant’Anna
Consórcio PCJ
Jornalista, graduado pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, teve passagens pela mídia impressa da Região Metropolitana de Campinas, como os jornais Tribuna Liberal, Jornal Integração e Spasso Cidades. Desde 2009, atua na Assessoria de Comunicação do Consórcio PCJ, entidade referência nacional e internacional em gestão de recursos hídricos, onde atua como Gerente de Comunicação e Sensibilização Ambiental. Também exerce atividades na área de Assuntos Corporativos e Cooperação Institucional, atividades essas que permitiram adquirir sólida experiência em relacionamento e interlocução internacional devido às parcerias que o Consórcio PCJ mantém na área de gestão da água.
Maria Lucia B. Coelho Silva
ABES - RS
Engenharia química, especialista em Gestão Ambiental. Exerceu, de 1978 a 2013, atividades na Fundação Estadual de Proteção Ambiental (FEPAM), na área de gestão de Recursos Hídricos – controle e qualidade das águas superficiais. Publicou diversos trabalhos sobre Avaliação da Qualidade da Água, Planejamento Ambiental, Gestão dos Recursos Hídricos e Participação da Sociedade no Processo de Gestão Ambiental. Presidiu a Seção Rio Grande do Sul da ABES, foi diretora Região Sul e tesoureira adjunta da Diretoria Nacional da ABES. Integra o Conselho Editorial da Revista Bio. Conselheira do CONAMA e do Fundo Nacional de Meio Ambiente (FNMA). Membro do Grupo de Trabalho Interministerial de Acompanhamento da Implantação do Plano Nacional de Saneamento Básico – PLANSAB.
Compartilhe: